COMUNICADO – TAXA TEMPORÁRIA DE SECA (TTS) – RIO AMAZONAS – ALIANÇA NAVEGAÇÃO E LOGÍSTICA LTDA – 11/SET/2023

Prezados Clientes,

Conforme comunicado oficial do armador ALIANÇA NAVEGAÇÃO E LOGÍSTICA LTDA anexo, a vazante da Região Amazônica vem sendo acompanhada constantemente pela companhia, e as últimas sondagens realizadas por diversas embarcações que navegaram recentemente no trecho de/para Manaus/AM seguem indicando que a Enseada do Rio Madeira passou a ser o local mais crítico para navegação.

De acordo com as sondagens, neste momento estamos com o menor nível de água em Manaus/AM dos últimos 10 anos, para o período. Por questões de segurança da navegação, seguindo a portaria da Capitânia Fluvial da Amazônia Ocidental número 158-CFAO de 18/AGO/2023, e conforme projeções da presente vazante do Rio Amazonas, o armador espera ter restrições no calado dos seus navios de até 40% da capacidade. Desta forma, os embarques de/para Manaus/AM de todos os clientes serão reduzidos proporcionalmente à redução de capacidade operacional.

Segue a evolução da profundidade do Rio Amazonas em Manaus/AM:

A ALIANÇA NAVEGAÇÃO E LOGÍSTICA LTDA destaca que a diminuição na profundidade do leito do rio acarreta a redução da capacidade de carga dos navios, com consequente desequilíbrio econômico-financeiro ao serviço regular de Cabotagem de/para Manaus/AM. Devido a evolução da seca, os mesmos informam que a implementação da Taxa Temporária de Seca (TTS) indicada abaixo será aplicada para os seus embarques e coletas com origem ou destino Manaus/AM a partir de 11/Setembro/2023 (Data de Emissão do CT-e/Conhecimento de Transporte Eletrônico) e poderá sofrer alteração conforme a restrição de calado no Rio Amazonas.

Além da cobrança da TTS (Taxa Temporária de Seca), o armador irá suspender o aceite de reservas para embarques e coletas do mês de Outubro/2023 e Novembro/2023 (stop booking) e reabrirá as escalas conforme as previsões do nível do rio, sugerindo assim que todos os clientes/parceiros antecipem seus embarques.

Vale reforçar que a ALIANÇA NAVEGAÇÃO E LOGÍSTICA LTDA continua endereçando, através das entidades apropriadas, a questão sobre o assoreamento abrupto na Enseada (foz) do Rio Madeira para as autoridades governamentais e segue monitorando a vazante do rio.

Os valores referentes a TTS serão acrescidos ao valor do CT-e MARÍTIMO ou através de CT-e COMPLEMENTAR, e descritos em nossos processos de faturamento.

Em caso de novidades, informaremos através de novos comunicados.

Permanecemos à disposição em caso de dúvidas.
AKAMAI SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E IMPORTAÇÃO LTDA

Comunicado oficial em. pdf: https://www.akamaisl.com.br/wp-content/uploads/2023/09/COMUNICADO-–-TAXA-TEMPORARIA-DE-SECA-TTS-–-RIO-AMAZONAS-–-ALIANCA-NAVEGACAO-E-LOGISTICA-LTDA-–-11-SET-2023.pdf

Publicado 11/09/2023

 

Comments for this post are closed.