Logística sustentável: como a cabotagem reduz emissões de CO2?
A preocupação com a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no setor logístico, impulsionando a busca por soluções que reduzam os impactos ambientais. Assim, a cabotagem desponta como uma alternativa eficiente e menos poluente em comparação ao transporte rodoviário. Mas como exatamente a cabotagem contribui para a redução das emissões de CO2 e uma logística sustentável é o que veremos neste texto. Acompanhe!
O que é uma logística sustentável?
A logística sustentável no transporte de cargas busca equilibrar a eficiência operacional com a redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos. Além disso, seu objetivo é reduzir a emissão de poluentes, otimizar recursos e melhorar a eficiência sem comprometer as demandas do mercado.
Para isso, ela envolve otimizar rotas para reduzir o consumo de combustível, investir em modais menos poluentes e em veículos movidos a energias alternativas, como biocombustíveis.
Cabotagem e sustentabilidade: redução das emissões de CO2
O modal marítimo é consideravelmente mais eficiente em termos de emissões de gases de efeito estufa em relação ao modal rodoviário.
O transporte por navios, o que inclui o transporte por cabotagem, emite menos CO2 por tonelada transportada em comparação com os caminhões. Isso ocorre porque os navios têm maior capacidade de carga e utilizam combustíveis cada vez mais eficientes.
Fatores que contribuem para a redução das emissões de CO2
Os principais fatores que contribuem para a redução das emissões de CO2 são:
Eficiência energética
No Brasil, a matriz rodoviária ainda domina a maior parte das operações logísticas, com 65% dos transportes internos, contribuindo para as emissões de gases do efeito estufa. Por outro lado, a cabotagem tem um consumo energético muito menor por tonelada transportada, tornando-se uma opção sustentável e alinhada às exigências ambientais globais.
A eficiência energética da cabotagem se deve à sua alta capacidade de carga e ao menor consumo de combustível. Diferente dos caminhões, que consomem mais diesel em relação ao peso e à distância percorrida, os navios de cabotagem transportam grandes volumes com menor uso de combustível.
Esse fator reduz diretamente as emissões de CO2, já que menos energia é necessária para mover a mesma carga. Além disso, avanços tecnológicos no setor marítimo aumentam ainda mais essa eficiência. Novos motores, combustíveis mais limpos e a otimização de rotas diminuem constantemente o impacto ambiental do transporte marítimo.
No Brasil, políticas de incentivo à cabotagem, como o programa BR do Mar, têm potencial para ampliar a utilização desse modal, diminuindo a dependência do transporte rodoviário e, consequentemente, mitigando os efeitos ambientais causados pelo setor logístico.
Menos congestionamento rodoviário
A migração de cargas das rodovias para a cabotagem representa uma alternativa para reduzir o congestionamento nas rodovias e mitigar os impactos ambientais do setor logístico. Com a crescente demanda por eficiência e sustentabilidade no transporte de mercadorias, a cabotagem se torna uma solução viável, capaz de otimizar o fluxo de cargas além disso, diminuir a emissão de CO2, um dos principais desafios enfrentados pelo setor.
Por outro lado, o transporte rodoviário no Brasil, responsável pela maior parte do escoamento de cargas, enfrenta problemas com infraestrutura deficiente, altos custos operacionais e elevada emissão de poluentes. O intenso tráfego de caminhões nas rodovias resulta em desgaste acelerado das estradas, aumenta a incidência de acidentes e o consumo excessivo de combustíveis fósseis.
Nesse sentido, a migração gradual para a cabotagem permite aliviar esses gargalos, proporcionando uma distribuição mais equilibrada da matriz de transporte. Além disso, um navio pode transportar um volume muito maior de carga do que um conjunto de caminhões, consumindo proporcionalmente menos combustível por tonelada movimentada. Isso reduz a pegada de carbono das operações logísticas.
Ademais, a menor dependência do transporte rodoviário reduz também os congestionamentos urbanos, melhorando a fluidez do tráfego e diminuindo o tempo gasto no transporte de mercadorias. Outro fator relevante é a previsibilidade da cabotagem, que, ao contrário do transporte rodoviário, não sofre com restrições de circulação impostas por feriados, períodos de safra ou obras em estradas.
Portanto, esse fator aumenta a confiabilidade do modal, tornando-o uma opção atrativa para empresas que buscam eficiência logística aliada à responsabilidade ambiental.
Uso de combustíveis mais limpos
A evolução tecnológica está tornando os navios mais sustentáveis, com a adoção de combustíveis de baixo teor de enxofre e fontes alternativas, como o gás natural liquefeito (GNL). O uso de combustíveis mais limpos nos navios de cabotagem é uma medida fundamental para a redução das emissões de CO2 no setor de transporte.
Embora o transporte rodoviário tenha se destacado por sua flexibilidade, ele ainda depende em grande parte de combustíveis fósseis, como o diesel, que contribuem para a poluição atmosférica e o aquecimento global.
Por outro lado, a cabotagem, ao optar por combustíveis mais sustentáveis, como GNL (Gás Natural Liquefeito) ou até biocombustíveis, apresenta uma solução mais ecológica para o transporte de mercadorias entre portos nacionais. Esses combustíveis, quando comparados ao diesel convencional utilizado nos caminhões, têm um impacto bem menor na emissão de gases de efeito estufa, especialmente o CO2.
Isso se traduz em uma alternativa mais limpa, não só para a redução do impacto ambiental, mas também para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas, onde o transporte rodoviário tem seu maior impacto.
Benefícios da cabotagem para a Logística Verde
Os principais benefícios da cabotagem para a Logística Verde incluem:
• Redução do consumo de combustível: como um navio transporta grande quantidade de carga de uma só vez, a demanda por combustível por unidade transportada é menor.
• Diminuição da poluição sonora e atmosférica: em relação ao transporte rodoviário, o transporte marítimo causa menos ruído e emite menos gases tóxicos.
• Maior segurança na logística: acidentes rodoviários são frequentes e geram impactos socioambientais. A cabotagem, por sua vez, reduz esse risco ao transportar a parte mais longa do trajeto, para vias aquáticas.
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