A Cabotagem é a navegação entre portos de um mesmo país, diferente da navegação de longo curso, que é realizada entre portos de diferentes países. Com cerca de Oito mil quilômetros de costa e aproximadamente 40 mil quilômetros de vias potencialmente navegáveis, o Brasil é um país de grande favorecimento para realização deste tipo de transporte.
Além desta extensa costa navegável, outro fator que torna a cabotagem um modal promissor é que as principais cidades brasileiras, polos indústriais e grandes centros consumidores se concentram no litoral ou em cidades próximas a ele, facilitando a acessibilidade e reduzindo a necessidade de rodagem terrestre e/ou ferroviária.
Comparada ao transporte rodoviário e ferroviário, em termos de custo, capacidade de carga e menor impacto ambiental, a Cabotagem se torna uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores.
VANTAGENS
Eficiência Energética
O transporte por cabotagem chega a consumir 8 vezes menos combustível para mover a mesma quantidade de carga que outros modais.
Eficiência Ambiental
A Cabotagem é o modal de transporte que menos interfere no meio ambiente, pois utiliza de modo natural as vias navegáveis do país e reduz a emissão de CO2 e Nox na atmosfera.
Eficiência Social
A Cabotagem contribui para um crescimento econômico mais eficiente e racional, com redução da quantidade de caminhões nas estradas e no número de acidentes, mortes e custos relacionados.
Menor Índice de Avarias e Roubos
O índice de avarias nas cargas transportadas pela Cabotagem é muito pequeno em comparação aos danos causados pelos outros modais. A Cabotagem apresenta também um índice de roubos de cargas muito baixo.